terça-feira, 5 de abril de 2011

Texto: PSICOLOGIA NEWTONIANA (Capra)




O texto descreve o desenvolvimento da psicologia, desde Descartes, até a psicologia analítica.
Descartes(fig. 1) com seu modelo mecanicista via as pessoas como um relógio que deveriam ser tratadas por partes, peças. Os pré-socráticos falam da alma, de consciência, um dos mais importantes foi Platão(fig. 2) que falou da psique, ele engloba o físico e o mental, o que gera o problema mente-corpo. Hobbes e Locke contestam e defendem que as idéias são gravadas através das percepções sensoriais, visto que para eles nascemos com a mente vazia e adquirimos o conhecimento depois.
A psicologia moderna foi resultado dos avanços em anatomia e fisiologia, surge Pavlov(fig. 3) com os princípios dos reflexos condicionados. Wundt declara psicologia como ciência. Uma abordagem holística deu origem a duas escolas: Gestaltismo e funcionalismo. Representando o funcionalismo, William James dá ênfase ao estudo da consciência. Surge o Behaviorismo, fundado por John Watson, influenciado por Pavlov, estudavam o comportamento, o processo de aprendizagem, a partir da década de 50 Skinner(fig.4 ) tem sido o mais falado dessa escola; ele define a relação operacional de reforço e resposta. A psicanálise iniciou da psiquiatria, Freud (o pai da psicanálise) estudou com Charcot os métodos de hipnose aplicando nos pacientes com o auxilio de Breuer. Freud(fig. 5) foi mudando seus métodos, implantando outros conceitos à escola psicanalista.
Freud foi perdendo seus seguidores, pois não admitia que discordassem de sua teoria, o mais conhecido foi Jung(fig. 6). Jung separou-se de Freud e ainda que utilizando algumas teorias semelhantes, fundou a escola da Psicologia Analítica. Essa é a trajetória abordada por Capra no livro o ponto de mutação já citado em outras postagens.
Para finalizar, uma citação do texto de Capra relativo aos Behaviorismo:
“Tudo isso é, portanto, psicologia newtoniana por excelência, uma psicologia sem consciência, que reduz todo o comportamento a sequências mecânicas de respostas condicionadas que afirma que a única compreensão cientifica da natureza humana é aquela que permanece dentro da estrutura física e da biologia clássicas; uma psicologia, além disso, que reflete a preocupação de nossa cultura com a tecnologia manipulativa, criada para exercer domínio e controle.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário